
O comércio eletrônico é um dos aspectos mais desafiadores para novos profissionais de marketing. Embora exista uma infinidade de ferramentas para ajudar as empresas a otimizar e agilizar suas campanhas de marketing, o planejamento de longo prazo ainda é a parte mais importante do processo.
A primeira etapa transcende o marketing e trata do conteúdo de qualidade, que é fundamental para atrair clientes em potencial para o seu site de comércio eletrônico. Conteúdo como postagens de blog, descrições de produtos e materiais de vídeo devem informar e envolver o público, bem como melhorar a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa.
Certifique-se de fornecer informações relevantes que agreguem valor ao estabeleça sua marca como uma autoridade em seu nicho alvo.
Personalizar e-mails
O marketing por email é uma das ferramentas mais poderosas para empresas de comércio eletrônico. É por isso que é crucial personalizar seus e-mails de forma que atendam às preferências e comportamentos individuais do cliente.
A segmentação da lista de emails é, portanto, o primeiro passo a dar. As ofertas típicas incluem recomendações de produtos, ofertas exclusivas e descontos personalizados.
Construa uma lista de e-mail sólida
Existem vários métodos para ajudá-lo a construir uma lista de e-mail sólida, sendo os mais comuns formulários de inscrição, mídias sociais e brindes. Os dois primeiros são tão claros quanto parecem; quanto aos brindes, você pode oferecer um incentivo em troca de um endereço de e-mail. Não precisam ser caros ou exclusivos – a maioria das marcas oferece um e-book gratuito ou similar.
Para aumentar as assinaturas, você precisará comunicar aos clientes em potencial o que eles podem esperar de sua marca. Isto é de importância crucial, uma vez que os e-mails de spam estão aumentando. O que você planeja enviar? Boletins informativos? Ofertas especiais? Promoções? Descontos? Diga aos assinantes o que eles podem esperar.
Uma palavra de sabedoria: não compre listas, de forma alguma. Você deseja evitar que suas mensagens sejam sinalizadas como spam, enviando-as apenas às partes interessadas.
Implantar redirecionamento
O retargeting é uma estratégia eficiente que implica a conversão de potenciais clientes que já visitaram o seu site, mas não efetuaram uma compra.
Normalmente, os cookies são usados para rastrear esses visitantes e exibir anúncios direcionados enquanto navegam em outros sites. Essa espécie de lembrete pode inspirá-los a voltar ao seu site para concluir a compra… ou instalar um bloqueador de anúncios. Para evitar o último, certifique-se de não ser intrusivo e servir apenas ofertas personalizadas.
Estabeleça uma presença nas redes sociais
Uma presença robusta na mídia social é obrigatória para qualquer negócio de comércio eletrônico. Plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest oferecem oportunidades de interagir com o público, apresentar produtos e construir fidelidade à marca.
Crie uma campanha eficaz que direcionará tráfego para seu site. Forneça conteúdo claro, sem clickbaits e use sua imaginação para criar conteúdo envolvente e tendência, conteúdo consistente. Use recursos interativos, como vídeos e histórias ao vivo, para aumentar o compartilhamento.
A mídia social permite que você colete insights sobre as preferências e feedback dos clientes, que é a maneira mais rápida de construir uma campanha de marketing personalizada e bem-sucedida.
Promova UGC
Conteúdo gerado por usuários (UGC) pode impactar significativamente a credibilidade da sua marca. Exibir comentários, fotos e vídeos criados por seus clientes em seu site pode aumentar a confiança em sua marca em massa.
Ou seja, os clientes em potencial são mais propensos a confiar nas opiniões de outros usuários do que no conteúdo de marca. Por isso é fundamental incentivar clientes satisfeitos a compartilhar suas experiências e marcar sua marca nas redes sociais.
Aproveite o Google Shopping
Google Compras permite que você exiba seus produtos diretamente nos resultados de pesquisa do Google. Obviamente, isso pode impactar drasticamente seus esforços de comércio eletrônico, então certifique-se de usar este póferramenta útil.
Resumindo, é assim que funciona: quando os usuários pesquisam produtos no Google, eles veem um carrossel de imagens de produtos no topo dos resultados da pesquisa. Essas imagens, juntamente com títulos de produtos, preços e nomes de lojas, fornecem um instantâneo visual que pode atrair imediatamente a atenção deles.
Para configurar o Google Shopping com eficiência, crie um feed de produtos e inclua detalhes como títulos de produtos, descrições, preços e imagens de alta qualidade. O feed deve ser enviado ao Google Merchant Center, que será vinculado à sua conta do Google Ads. Depois que seu feed for aprovado, seus produtos poderão começar a aparecer em resultados de pesquisa relevantes.
Os anúncios do Google Shopping são altamente visuais, portanto, exiba o máximo de informações possível para que os clientes que clicam no anúncio não se sintam enganados. Lembre-se de que todos que clicam no anúncio já estão interessados no produto, por isso vale a pena dedicar sua atenção para transformar potenciais clientes em leads.
Por fim, os anúncios do Google Shopping são exibidos em vários serviços do Google, incluindo o Imagens do Google, a guia Google Shopping e o YouTube. Esse amplo alcance garante visibilidade máxima para seus produtos em diversas plataformas, portanto, use o Google Shopping com sabedoria.
Essas estratégias de comércio eletrônico podem aumentar significativamente o sucesso de seus esforços de marketing. Não se esqueça de otimizar seu conteúdo para SEO e continuar refinando sua estratégia de marketing para incluir feedback dos clientes.
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Autor: Boban
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